Após dois anos de espera, mulheres saem da fila de histerectomia
O programa Zera Fila fez a entrega de mais 108 procedimentos na manhã desta quinta-feira, dia 23. Foram 78 tomografias computadorizadas e 30 cirurgias de histerectomia. Esta cirurgia compreende a retirada total ou parcial do útero, além da anexectomia que é a retirada dos anexos como ovários e tubas uterinas. Algumas mulheres estavam aguardando na fila há mais de dois anos para a realização dessa cirurgia que tem custo de até R$ 7 mil reais.
“Sabemos o desconforto que é para mulher. Conheço mulheres que estão sangrando em fluxo contínuo há meses. Não é possível em pleno século 21 que tenhamos esse tipo de espera assim por muito tempo”, falou a prefeita, Dalvania Cardoso. “Para poder realizar os procedimentos e tirar as pessoas da fila de espera, o município compra os procedimentos com recursos próprios e aumenta a oferta acima do que é realizado pelo SUS”, concluiu.
Os procedimentos serão realizados no hospital São Donato. Como o projeto prevê rota única, ou seja, ausência de burocracia nos agendamentos, as mulheres já saíram com as autorizações em mãos e as consultas agendadas no ambulatório de especialidades do hospital. Quanto às tomografias, as 78 entregues hoje fazem parte de um pacote de 300 que serão distribuídas nos próximos dias, recentemente compradas pelo município.
“Essa tem sido nossa postura aqui. Temos procurado dar agilidade aos procedimentos e processos atendendo ao pedido da prefeita Dalvania e do vice-prefeito Jandir Sorato para que as pessoas não sofram mais em filas de espera”, pontuou o secretário de saúde, Sandro Ressler.