Prefeitura e SENAI firmam parceria para disponibilizar cursos profissionalizantes

O Governo Municipal de Içara e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) firmaram um termo de parceria para disponibilizar cursos profissionalizantes à população. O ato de assinatura ocorreu no gabinete com a presença da prefeita Dalvania Cardoso, empresários e representantes do SENAI. Ao todo, serão disponibilizadas 200 vagas para as áreas de construção civil, panificação e metalurgia.

As aulas estão previstas para iniciar no dia 4 de outubro nos caminhões adaptados como salas de aula e também na sede das empresas Usipe e Librelato. “Serão cursos da Escola Móvel para pedreiro de alvenaria, panificação, eletricista e confeitaria e ainda parceria com as indústrias do município Usipe e Librelato, para qualificação em operação de máquina CNC e solda”, explica a gerente executiva do SENAI Regional Sul, Graziela da Silva Branco. A escola será adaptada no bairro Jardim Elizabete, em um terreno localizado nas margens da rodovia Manoel Gregório Pacheco.

A prefeita Dalvania Cardoso destacou que a maior carência é de profissionais qualificados. “Nós precisamos qualificar a mão de obra de Içara. Tem emprego e trabalho, mas falta a mão de obra preparada. Içara tem um potencial imenso na geração de postos de trabalho com o crescimento industrial que a cidade apresenta”, salientou. Ela destacou ainda que quer levar o projeto para os bairros da cidade, de forma itinerante. “Quando iniciamos lá atrás com essa visão da parte da qualificação profissional eu imaginava um local fixo. Hoje, depois do modelo que o Senai nos apresentou penso que as escolas têm que ser itinerantes, sejam nas empresas ou em bairros”, completou.

O CEO da empresa Librelato José Carlos Sprícigo e o diretor  administrativo/financeiro da Usipe Caio Binotti testemunharam o ato. “Dentro da assistência social nós temos trabalho e renda. Por isso, é grandiosa essa parceria feita com Fiesc/Senai para poder oportunizar para usuários de equipamentos sociais como CRAS/Esplanada e CRAS /Jaqueline a preparação para o mercado de trabalho”, finalizou o secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda de Içara, Eduardo Zata.