Içara conquista 2º lugar no Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública

O Governo Municipal de Içara faturou o 2º lugar na 3ª edição do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina. A premiação ocorreu de forma online, na tarde desta quinta-feira, dia 22. Na modalidade gestão da educação pública, categoria municipal, a conquista foi através do projeto “Agricultores orgânicos alimentam o futuro de Içara”. A idealização é uma parceria entre as Secretarias de Educação e Agricultura, Epagri, agricultores familiares locais e cooperativas.

 

A competição é promovida pelo Departamento de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). “Projetos como este são de suma importância. É um trabalho que vem sendo realizado a longo prazo e tem sido mantido. O sucesso dele é um conjunto entre os nutricionistas do município, o Conselho de Alimentação Escolar, a Epagri e os agricultores. A entidade está sempre focada na produção dos alimentos saudáveis que contribuem muito com a saúde das nossas crianças”, pontua a secretária de educação de Içara, Rose Reynaud Mayr.

 

O prêmio tem o objetivo de identificar, reconhecer, estimular e premiar práticas inovadoras de gestão pública. “Foi muito bom poder participar e conhecer um pouco das boas práticas da gestão pública. Fica a certeza que devemos, como cidadãos e funcionários públicos, buscar mudanças positivas para melhorar a comunidade da nossa cidade. Agradecemos muito a oportunidade”, pontuou a nutricionista e uma das idealizadoras do projeto, Carolina Moriconi.

 

Em 1º lugar da mesma categoria ficou a Secretaria Municipal da Educação de Lages com o programa “Educação Fiscal da Rede Pública Municipal de Lages”. Em 3º lugar a Secretaria Municipal de Educação de Correia Pinto com o projeto “Professor formando professor – Chão de Giz”. As modalidades do prêmio foram: gestão saúde pública, gestão da educação pública e gestão de obras e serviços públicos urbanos.

 

 

Conheça o Projeto:

 

Em 2015 foi percebido a necessidade de mobilizar e ampliar, de forma gradual, a oferta de alimentos orgânicos e agroecológicos na alimentação escolar dos alunos da rede municipal de ensino, aproveitando assim a aptidão e extensão rural do município de Içara. A finalidade do projeto abrange o incentivo ao desenvolvimento e a ampliação da agricultura familiar local, em concordância a maior oferta e diversidade de alimentos in natura certificados na alimentação escolar.

 

O projeto é desenvolvido por meio das Secretarias de Educação e Agricultura em parceria com Epagri, agricultores familiares locais e suas cooperativas, através de ações continuas, assistências nas suas competências aos agricultores familiares, capacitando merendeiras e a prática continua de educação alimentar e nutricional envolvendo toda comunidade escolar.

 

Durante o ano letivo, a prática passa por adequações, quando necessário e se renovam anualmente conforme o aceite da administração pública e aprovação do Conselho de Alimentação Escolar.

 

Autores do projeto: Carolina Moriconi (nutricionista), Rúbia Cunha de Sousa Raupp (nutricionista), Elli Verza Alberton (Epagri), Saymon Antonio Dela Bruna Zeferino (Epagri), Jairo Manoel da Silveira, Dalvacir Simoni Gabriel, Dioni Simoni Vieira, Jeniane Regina Redivo Candido Rabello, José Laudelino da Silveira, Pedro Alcino Budny, Ana Paula Zanolli (Agricultura/ FUNDAI) e Saulo Goularte (Agricultura).