Ambulatório de Álcool e Drogas promove ações durante este mês
Na programação palestras, encontros e uma missa será realizada em parceria com as comunidades terapêuticas de Içara.
O Ambulatório Municipal de Álcool e Outras Drogas, em parceria com a Secretaria de Saúde de Içara, está promovendo uma série de ações para este mês de junho em lembrança ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado no dia 26. A data foi criada pela ONU em 1987 com o objetivo de conscientizar a população a respeito dos problemas desencadeados pela venda e pelo consumo de drogas.
“Hoje atendemos mais de 260 pacientes no Ambulatório de Álcool e Outras Drogas. Precisamos falar sobre isso, conscientizar a população, precisamos falar sobre prevenção. O uso de drogas e álcool, traz muitas consequências sérias na saúde física, mental e social. As drogas são um grave problema de saúde pública”, alertou a coordenadora do Ambulatório Municipal de Álcool e Outras Drogas, Mara Scremin.
Nesta terça-feira, dia 7, os adolescentes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Esplanada realizam uma visita ao Centro de Tratamento de Adicção de Içara (CETRAD), a visita faz parte do projeto Esplanada Bem Cuidada. No dia 9, às 19h, o Centro de Educação de Jovens e Adultos de Içara (CEJAI) recebe uma palestra com Agenor dos Santos da comunidade terapêutica Manjedoura.
No dia 14 os adolescentes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Esplanada recebem uma palestra com a temática ‘Mutilação e depressão na adolescência’, proferida pela psicóloga Jéssica da Luz. Também no dia 14 às famílias dos pacientes do Ambulatório de Álcool e Outras Drogas participam de um grupo de terapia familiar às 18h na sede no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
No dia 23, às 14h , serão apresentados os trabalhos das comunidades terapêuticas em evento no auditório Osvaldo Duarte, no Paço Municipal Ângelo Lodetti.
Fechando as atividades do mês, no dia 24, às 19h, será realizada uma missa alusiva ao Dia Internacional de Combate às Drogas na Paróquia Santa Rita, localizada no bairro Presidente Vargas, e presidida pelo Padre Tiago Comin. A temática será ‘Destino ruim, onde grandes amigos se perdem’.
“As ações que serão realizadas são voltadas para a sensibilização da comunidade em relação aos malefícios causados pelo uso abusivo de álcool e drogas. Estas ações também terão foco na troca de experiências entre as comunidades terapêuticas, usuários, ex-usuários e população, trazendo relatos da situação nociva que a droga traz ao indivíduo, a sua saúde e a desestruturação que isso provoca no seio familiar”, disse o secretário de saúde Sandro Ressler.