Em noite de homenagens, “Seu Bona” lança livro sobre Içara

Foi lançado em Içara na noite desta quarta-feira, dia 25, o livro “Içara – Sua História e Estórias”. A obra é do içarense Bonifácio Espíndola Neto, o Bona. O evento, realizado no Paço Municipal Ângelo Lodetti, foi também para homenagear o escritor. O encontro contou com a presença de autoridades e da família do homenageado.

 

O novo livro sobre Içara traz histórias de figuras típicas marcantes, fatos pitorescos, uma volta pelas origens, história das igrejas, marcos históricos, causos, memórias sobre pessoas e famílias do município, além das estórias, que são narrativas de ficção, onde a ação não é baseada em fatos verídicos.   Bona nasceu em vinte e seis de julho de 1930, na localidade de Areinhas, hoje, distrito de Treze de Maio/SC. Filho de Melchíades Bonifácio Espíndola e Maria Etelvina Espíndola, casou com Zélia Bitencourt Espíndola com quem teve sete filhos.

 

Em sua vida profissional exerceu, várias funções, dentre elas, cargos de secretário municipal e chefe de divisão administrativa e de material de patrimônio, assessor de planejamento e controle, além de secretário de finanças.

 

No voluntarismo foi regente do Coral Santa Bárbara da Capela do Bairro Aurora e da Associação Coral de Içara. Foi ainda um dos sócios fundador da Sociedade Esportiva Caiçara e também foi diretor do Lions Clube do município.

 

Hoje, aposentado, com 91 anos tem orgulho de ter participado intensamente do desenvolvimento do município de Içara. “Eu não esperava uma homenagem como esta. Muito obrigado a todos pelo carinho desta noite”, agradeceu o homenageado. “Homenagem justa da cidade para um içarense que estará sempre nas páginas da história do município. O seu Bona é um patrimônio de Içara. Nós é que agradecemos a ele por essa linda obra que ficará para sempre a disposição para relembrarmos e resgatarmos a história da nossa cidade, comentou a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.

 

Alguns exemplares dos livros vão ser destinados as escolas da rede municipal de ensino de Içara.