Içara promove roda de conversa com mães em ação do Agosto Dourado

Estamos no mês da campanha Agosto Dourado, ela simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A ação será lembrada com ações pelo Governo Municipal de Içara. Na próxima sexta-feira, dia 20, às 13h, às gestantes e mães nutrizes, que são aquelas que estão amamentando, estão convidadas para uma roda de conversa sobre os primeiros mil dias do ser humano, o desenvolvimento fetal, alimentação e qualidade de vida das mulheres e dos bebês, englobando o pré-natal, o trabalho de parto e a amamentação.

 

A ação está sendo promovida pela atenção básica no município, por meio do Centro de Atenção à Saúde da Mulher Içarense (CASMI), e será realizada na sede do centro, localizado na rua Djalma Marques Escaravaco – nº 564. O encontro contará com orientações de uma equipe multiprofissional, reunindo médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas e nutricionistas.

 

O agendamento para participar dos eventos acontece nas unidades básicas de saúde de todas as comunidades de Içara. “A campanha Agosto Dourado nos faz refletir sobre a importância dos cuidados com a gestante, as nutrizes e as puérperas. Pensando na gestação como um período mágico na vida da mulher, preparamos alguns momentos com nossa equipe multiprofissional para uma roda de conversa, com o objetivo de esclarecer dúvidas e angústias, mas com o intuito de também orientar sobre questão de cuidados com os recém-nascidos em tempos de pandemia”, disse a enfermeira coordenadora da atenção básica em saúde do município de Içara, Sônia Rocha da Silva.

 

Serão quatro encontros ao todo, este primeiro no dia 20, posteriormente nos dias 27 e 30, além do dia 3 de setembro. Aspectos psicológicos da gestação, transformação do corpo, a importância das consultas, exames e vacinas, uso de medicamentos, além de outros temas, serão abordados nas demais rodas de conversa.

 

Conheça mais sobre a campanha

Criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a campanha tem a cor dourada relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.