Com avanço da vacinação, números da covid-19 começam a baixar em Içara
Todos os números relacionados à covid-19 baixaram em Içara nos últimos meses. O dado mais expressivo está relacionado às mortes em que o município teve uma baixa de 60% entre junho e julho, caindo de 20 para oito casos. Mas, os demais índices relacionados aos atendimentos como no Centro de Triagem e no hospital São Donato também baixaram, indicando um reflexo do avanço da vacinação e também a assimilação da população para os cuidados necessários.
“Esses números mostram que todos estamos no caminho certo nesta luta, mantendo os cuidados e criando condições para disponibilizar a vacina o mais rápido possível para a população logo que recebemos as remessas do Estado”, comemorou a prefeita, Dalvania Cardoso. “Dentro desses números está o envolvimento de nossos servidores que são muito responsáveis por esses índices também. Os números mostram que estamos acertando e por isso devemos continuar mantendo as medidas de prevenção”, completou o secretário de saúde, Sandro Ressler.
O volume de atendimentos no Centro de Triagem caiu de 108,5/dia em março, quando abriu suas portas, para 84,8/dia em julho. A queda em números percentuais foi de 21,8% em todo período. No gráfico abaixo, é possível observar a vertical descendente no volume de atendimentos:
Em relação ao hospital São Donato, a média diária de atendimento de pacientes com Covid-19, começou a virar a curva para baixo em junho. Na UTI da instituição hospital, a média diária do percentual de ocupação de leitos caiu 19,7% entre abril e julho, quando os índices começaram a apontar para a vertical descendente, conforme mostra o gráfico abaixo:
Já na enfermaria da instituição hospital de Içara, a queda entre maio e julho alcançou 49,4% na média de atendimentos diários, conforme o gráfico abaixo:
Outro número a ser avaliado, é quanto ao total de pacientes exclusivamente içarenses atendidos em diversos hospitais e não apenas no São Donato. Nas enfermarias, os pacientes de Içara passaram a ocupar menos 39,8% de vagas em média/dia, caindo de 16,8% em maio para 10,1% em julho:
Já nas UTI´s, considerando internação de pacientes exclusivamente içarenses em diversos hospitais, o número percentual médio de ocupação por dia, caiu 46,2% entre maio e julho, quando iniciou a curva descendente, conforme mostram os números do gráfico abaixo: