Livro Antologia, plano contra evasão escolar e programa da defesa civil são apresentados às gestoras escolares

O auditório Osvaldo e Luiza Duarte na prefeitura de Içara recebeu os gestores da Secretaria Municipal de Educação na tarde desta quarta-feira, dia 12. No encontro foi feito o lançamento do livro “Antologia” que traz um conjunto de títulos assinados por membros da Academia Içarense de Letras (Aila), discutido o programa de apoio e busca ativa dos alunos que estão tendo aulas remotas em função da pandemia, além de apresentado o projeto Defesa Civil na Escola.

Sobre o lançamento do livro, a secretária de educação Rose Reynaud destacou que “o ato fez parte do início de um trabalho de fomento e incentivo às escolas que se inscreveram na sétima olimpíada de língua portuguesa que ocorrerá durante o ano”. No evento, o escritor convidado Antony Novak Bertan declamou uma de suas poesias que o levou, inclusive, à final da olimpíada nacional de língua portuguesa, no ano passado, representando o município de Criciúma.

No outro momento do encontro, foi discutido o programa de apoio e busca ativa dos alunos que estão tendo aulas remotas durante a pandemia na rede municipal de ensino. “Nós orientamos sobre como fazer esse trabalho com aqueles alunos que não estão dando retorno à escola”, acrescentou a secretária. Segundo ela, aproximadamente 30% dos educandos estão tendo aulas dentro dessa modalidade que aumenta o risco de evasão escolar. Também participaram do encontro membros do Conselho Tutelar de Içara.

Por fim, foi feito o diálogo inicial entre a Defesa Civil e as gestoras escolares para que o município adere ao Programa Defesa Civil na Escola que é desenvolvido pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina. “As escolas municipais vão estar aplicando durante o planejamento do ano letivo a curricularização da temática defesa civil com o objetivo de desenvolver a planetariedade e auto proteção para o convívio pacífico dos cidadãos içarenses dentro do meio em que vivem mitigando prejuízos e danos”, explicou o coordenador regional da Defesa Civil Rosinei da Silveira.