Içara inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe nesta segunda-feira
Inicia nesta segunda-feira, dia 12 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza). A vacinação seguirá até o dia 9 de julho e neste ano coincide com a aplicação das doses contra a COVID-19 e por isso, a prioridade será a aplicação da vacina contra o Coronavírus para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários das duas campanhas.
O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a COVID-19 e contra a Influenza conjuntamente. A recomendação é que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra o Coronavírus. Especialistas recomendam pelo menos uma diferença de 14 dias entre uma vacina e a outra.
Em Içara, as vacinas serão aplicadas em todas as Unidade de Saúde do município. É necessário apresentar documento de identificação bem como o comprovante de pertencimento aos grupos prioritários e o cartão de vacinação.
A primeira fase da vacinação contra a Gripe, que vai de 12/04 a 10/05, contemplará as crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas e profissionais de saúde. No entanto, o primeiro lote das vacinas encaminhados aos municípios será destinado às crianças, gestantes e puérperas, sendo os profissionais de saúde e indígenas contemplados em um segundo momento, mas ainda na primeira fase. A vacina contra a Gripe protege contra três subtipos do vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
Na segunda etapa, que está prevista para o período de 11/05 a 08/06, serão vacinados os idosos com idade igual ou superior a 60 anos e os professores. Já na terceira e última fase da campanha, de 09/06 a 09/07, será a vez de doentes crônicos, pessoas com deficiência, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional (veja todos os grupos abaixo).
Confira todas as etapas da vacinação contra a Gripe:
Primeira etapa (12/04 a 10/05)
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
– Gestantes;
– Puérperas (mulheres que tiveram filho recentemente);
– Povos indígenas;
– Trabalhadores da saúde.
Segunda etapa (11/05 a 08/06)
– Idosos com 60 anos ou mais;
– Professores das escolas públicas e privadas.
Terceira etapa (09/06 a 09/07)
– Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Forças de segurança e salvamento (policiais e bombeiros);
– Forças armadas;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
– Trabalhadores portuários;
– Funcionários do sistema prisional;
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
– População privada de liberdade.